Pesquisa no blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sobre o conceito e as características da História

Texto introdutório

Características do conhecimento histórico



Estudar história significa essencialmente olhar o passado, com base nos problemas e indagações que se apresentam no presente, considerando cuidadosamente as especificidades de cada época histórica.

Quando vamos conceituar ou até escrever sobre História, é preciso considerar uma diversidade de opiniões. A ênfase do trabalho do historiador recai exatamente em como se olha o passado ou o que já foi escrito sobre ele. O historiador é um ser que está inserido em um determinado presente, vivendo, atuando, posicionando-se. Como as pessoas são diferentes, diversos também podem ser os seus pontos de vista. A subjetividade é uma das características principais da história como ciência.

Além de subjetiva, a História é uma ciência temporal e espacial. Quando um historiador “olha” o passado, ele o faz sobre uma realidade que efetivamente existiu, embora seja impossível reconstituí-la como realmente aconteceu. Assim, a reconstituição do passado é produto das preocupações que o historiador tem para com o presente ou ainda do desejo que muitos deles podem ter em contribuir para a construção de um futuro mais proveitoso. O importante é que, nesse caso, passado ou presente não podem ser considerados isoladamente, além de transcorrerem em um certo espaço geográfico com especificidades próprias.

Ao escrever sobre História, muitos historiadores não consideram apenas a necessidade de reconstrução dos fatos históricos. Atualmente, os estudos de história têm extrapolado a dimensão do fato histórico e enveredado por investigações que apontam as motivações dos historiadores ao escreverem sobre certos fatos de acordo com determinadas visões de mundo. Desta maneira, sempre se põe em questão o que os historiadores escrevem, as bases de suas conclusões, que muitas vezes são revistas, enfatizando a idéia de que a História é uma ciência em permanente transformação.

Quando escrevem sobre o passado, os historiadores realizam uma investigação sobre fragmentos da realidade que procuram reconstituir. Nesse trabalho, em diversas oportunidades, os historiadores usam conhecimentos que foram desenvolvidos por outras disciplinas o que faz da história um conhecimento interdisciplinar.



Conceitos de História



Se partirmos para uma conceituação do que é História precisamos lembrar, antes de tudo, que iremos definir algo que não pode ser tratado como um dado objetivo, portanto impossível de ser abordado como verdade absoluta. As diferentes formas de se escrever sobre História, na realidade, refletem diferentes conceitos de História.

Para não cairmos no erro do autoritarismo, ai vão alguns conceitos atribuídos à ciência histórica, um deles com poucos adeptos nos dias de hoje:

“História é a ciência que se destina ao resgate do passado da humanidade”.

“História é a Ciência do Homem no Tempo”.

“História é a ciência que estuda a construção humana ao longo do tempo e inserida em determinados espaços”.

“História é a ciência que resgata o passado da humanidade com a preocupação em solucionar os problemas do presente”.